From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
Índios fazem refém em Goiás
27/03/2002
Fonte: Jornal do tocantins-Palmas-TO
Xavantes insatisfeitos com o funcionamento da Casa do Índio em Goiás retiveram o coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Goiânia, Reginaldo Peixoto, na manhã de ontem. "Eles disseram ao coordenador que não o deixariam sair enquanto não houvesse solução para suas queixas", contou o diretor de saúde indígena da Funasa, Ubiratan Pedrosa, que definiu o episódio como um mal-entendido. O coordenador ficou retido na Casa do Índio até que os xavantes aceitassem proposta de Pedrosa para que o grupo viesse a Brasília discutir as reivindicações, entre elas a demissão de Peixoto. Eles trouxeram o coordenador para a reunião na sede da Funasa. O diretor Pedrosa conseguiu convencê-los de que em 15 dias perceberiam mudanças no funcionamento da Casa do Índio, construída ano passado para abrigar índios que necessitem de tratamento e exames mais sofisticados, além dos familiares que sempre acompanham os enfermos.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source