From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios e especialistas vão debater prospecção com ANP

28/02/2007

Fonte: Página 20



Joaquim Tashka e o antropólogo Terri Aquino se reúnem com Tião Viana

Em encontro com o senador Tião Viana na última segunda-feira, o líder indígena Joaquim Tashka Yawanawá e o antropólogo Terri Aquino conversaram sobre as prospecções de petróleo e gás no território acreano e decidiram convidar os movimentos indígenas e ambientalistas do Acre para participar de uma rodada de debates no fim de março, em Rio Branco, entre técnicos da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e especialistas em impactos ambientais provocados por esse tipo de atividade econômica.

Segundo informou ontem o antropólogo Terri Aquino, o encontro com o senador foi "bom, saudável e de alto nível", quando ambos, incluindo Joaquim Tashka, concordaram em abrir o diálogo entre os técnicos da agência petrolífera, especialistas em impactos ambientais e as lideranças indígenas e ambientais do estado para serem exauridas todas as dúvidas sobre os efeitos benéficos e maléficos que futuras explorações de petróleo possam ocasionar em terras indígenas e em outras unidades de conservação do estado.

No encontro, o senador comprometeu-se em convidar dirigentes e técnicos da ANP para irem a Rio Branco, ficando Joaquim Tashka e Terri Aquino encarregados de convocar as lideranças dos movimentos e chamar especialistas com experiência em atividades econômicas em terras indígenas. Por sugestão do antropólogo, será convidado para participar do debate na capital acreana o professor Osvaldo Sevah, da Universidade de Campinas (Unicamp), que editou recentemente uma grande obra sobre os efeitos ambientais e sociais da mineração em terras indígenas brasileiras, publicado com o patrocínio do Instituto Socioambiental (Isa).

"Esse debate vai permitir que os movimentos indígenas e ambientais do Acre obtenham informações sobre as atividades de prospecção de petróleo para depois se posicionarem se serão contra ou a favor dessas atividades. Precisamos de informações sobre as prospecções feitas no Peru, no Alaska e em outras regiões do Brasil e do mundo onde há povos tradicionais para sabermos avaliar os benefícios e possíveis danos ambientais dessas atividades", disse Terri Aquino.

O senador Tião Viana também considerou saudável o debate em torno do tema e elogiou a postura crítica de Joaquim Tashka e de Terri Aquino, que manifestaram natural preocupação em relação ao desenvolvimento dessa atividade comercial em terras indígenas. "Tenho o maior respeito pelo trabalho do antropólogo Terri Aquino no Estado, pois o considero um verdadeiro guardião da floresta", destacou Tião Viana.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source