From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
News
Equipe da Educação visita escolas indígenas
12/04/2007
Fonte: Jornal Pequeno-MA
Uma maratona de visitas às escolas indígenas do Maranhão começou a ser feita esta semana por uma comissão técnica da Supervisão de Educação Indígena (Supeind), da Secretaria de Educação (Seduc). O objetivo é fazer um diagnóstico das principais necessidades das escolas e de outras seis que se encontram em fase de construção. Quatro aldeias receberão a visita da equipe coordenada pelo supervisor da Supeind, Rogério Pinto.
Com a visita, a Seduc identificará a demanda de professores do magistério indígena que ainda não possuem curso superior. Para preencher esta lacuna, a Seduc firmou parceria com Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para ofertar licenciatura superior para professores desta modalidade de ensino. Outros assuntos como transporte escolar e o reconhecimento das escolas indígenas também serão discutidos nas reuniões com as comunidades visitadas.
Até a próxima terça-feira, 17, a equipe vai percorrer as aldeias Juçaral (Tentehar/Guajajara) e Rubiácea (Pukobyê/Gavião), no município de Amarante; e ainda as aldeias de Escalvado (Ramkokamekrá/Canela) e Porquinhos (Apanieká/Canela).
Números - De acordo com dados do Censo Escolar 2006, a rede estadual de ensino conta atualmente com 236 escolas indígenas, localizadas em 234 aldeias de 18 municípios. Ao todo, 577 professores (253 indígenas e 224 não-indígenas) lecionam para 11.372 alunos em todo estado.
Escolas - A superintendência de Rede Física Escolar da Seduc executa as obras de construção de seis escolas destinadas à melhoria da qualidade de educação escolar indígena, algumas das quais em fase de conclusão. As escolas contarão com três e duas salas de aula, banheiros, pátio coberto, cantina-cozinha e outras dependências.
Com a visita, a Seduc identificará a demanda de professores do magistério indígena que ainda não possuem curso superior. Para preencher esta lacuna, a Seduc firmou parceria com Universidade Estadual do Maranhão (Uema) para ofertar licenciatura superior para professores desta modalidade de ensino. Outros assuntos como transporte escolar e o reconhecimento das escolas indígenas também serão discutidos nas reuniões com as comunidades visitadas.
Até a próxima terça-feira, 17, a equipe vai percorrer as aldeias Juçaral (Tentehar/Guajajara) e Rubiácea (Pukobyê/Gavião), no município de Amarante; e ainda as aldeias de Escalvado (Ramkokamekrá/Canela) e Porquinhos (Apanieká/Canela).
Números - De acordo com dados do Censo Escolar 2006, a rede estadual de ensino conta atualmente com 236 escolas indígenas, localizadas em 234 aldeias de 18 municípios. Ao todo, 577 professores (253 indígenas e 224 não-indígenas) lecionam para 11.372 alunos em todo estado.
Escolas - A superintendência de Rede Física Escolar da Seduc executa as obras de construção de seis escolas destinadas à melhoria da qualidade de educação escolar indígena, algumas das quais em fase de conclusão. As escolas contarão com três e duas salas de aula, banheiros, pátio coberto, cantina-cozinha e outras dependências.
The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source