From Indigenous Peoples in Brazil

News

Justiça Federal cumpre reintegração em área indígena

26/06/2007

Fonte: Campo Grande News



Um oficial da Justiça Federal em Dourados seguiu na manhã desta terça-feira a Maracaju para cumprir mandado de reintegração de posse de uma área de 500 hectares, demarcada há 11 anos como a terra indígena Sucury, mas que até hoje é ocupada por três fazendeiros.

Acompanham o oficial de Justiça o procurador da República Charles Stevan da Motta Pessoa, o antropólogo do MPF (Ministério Público Federal) Cláudio Homero e o chefe da Funai em Dourados, Eliezer Louzada.

O mandado de reintegração de posse, assinado pela juíza federal Kátia Cilene Balugar Firmino, está sendo entregue aos fazendeiros Sebastião Marcondes, Juracy Corrêa Marcondes e João José Jallad e ao município de Maracaju. Não haverá força policial acompanhando o oficial de Justiça, já que o despejo só deverá ocorrer se os fazendeiros se recusarem a deixar pacificamente a área.

Conforme o processo que tramita na Justiça Federal em Dourados, a área foi demarcada em 17 de maio de 1996 através de portaria do Ministério da Justiça. No dia 19 de janeiro deste ano, o juiz federal João Carlos Cabrelon de Oliveira concedeu prazo de 120 dias para a desocupação da área. Os índios chegaram a ocupar as terras, mas foram expulsos e
atualmente estão acampados na beira da estrada.

Os fazendeiros recorreram, mas o juiz negou suspensão da ordem de desocupação da área. Os produtores entraram então com recurso no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, que suspendeu a reintegração. Entretanto, a pedido do MPF, a desembargadora Cecília Mello reconsiderou a decisão e manteve a reintegração de posse em favor dos índios. No dia 8 deste mês, João Carlos Cabrelon de Oliveira assinou o mandado de emissão de posse em favor dos índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source