From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Lideranças indígenas se reúnem no Acre para discutir políticas públicas

18/07/2007

Fonte: Diário do Amazonas



RIO BRANCO - Lideranças de três paises da América Latina estão na capital do Acre para um encontro internacional, que discute problemas comuns dos povos indígenas de várias etnias da Amazônia, um deles trata dos indios selvagens que não tem contato com a civilização.

Os índios da etnia Kaxinawá que vivem no município de Tarauacá, há 450 quilômetros de Rio Branco, reclamam da falta de assistência médica e hospitalar para a comunidade indígena.

A assistência na área de saúde é um dos temas discutidos por líderes de etnias do Brasil, Peru e Bolívia, no segundo encontro dos povos indígenas da Amazônia Sul-Ocidental, realizado em Rio Branco.

Políticas Públicas

O principal objetivo do encontro é discutir políticas públicas para os povos indígenas que vivem na região, entre elas: educação, saúde e a questão da migração dos chamados indios isolados, cerca de 40 etnias vivem nessa situação na Amazônia.

De acordo com Jerinaldo Sateremauê, representante das organizações indígenas da Amazônia, 60% dos índios brasileiros vivem nessa região do país e precisam de todo o tipo de assistência do governo, principalmente os índios isolados que habitam a fronteira com a Bolívia e o Peru.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source