From Indigenous Peoples in Brazil

News

DESTRUIÇÃO DA ALDEIA HALATAIKWA DOS ENAWENE NAWE

16/10/2007

Fonte: OPAN - Operação Amazônia Nativa



Ao meio dia de ontem, um incêndio de grandes proporções destruiu completamente a aldeia Halataikwa do povo Enawene Nawe, noroeste de MT. Todas as doze casas comunais que abrigam 510 pessoas foram devoradas pelo fogo em menos de vinte minutos. A casa das flautas sagradas do Yãokwa também foi destruída. Quatro pessoas tiveram ferimentos por queimaduras de segundo grau e ainda na tarde de ontem foram transferidas para o hospital de Brasnorte, após serem medicados ainda na aldeia pela equipe de saúde OPAN/FUNASA. Dezenas de pessoas tiveram ferimentos leves e foram medicados no local.

O incêndio teve início acidentalmente, provocado por uma mulher ao queimar insetos. A cobertura e as divisões internas das casas (hakolo) são feitas de palhas de buriti e por estarem extremamente secas e quentes no horário do acidente (meio dia) praticamente não houve tempo de retirar os pertences e alimentos guardados no interior das casas. As doze casas, com aproximadamente 50 metros cada e a casa das flautas foram devoradas em poucos minutos, pois o vento era forte e tochas de fogo de dezenas de metros jogavam fagulhas que fizeram generalizar o incêndio.

O calor provocado na aldeia era infernal e por esta razão muito pouco foi possível salvar. Pilões, peneiras, bacias, raladores, redes de dormir, adornos, panelas de barro e de alumínio, facas, facões, machados, material de pesca, além de grande quantidade de massa de mandioca e milho foram totalmente queimados.

Algumas lonas plásticas que estavam guardadas no depósito de combustíveis foram utilizadas para abrigar as crianças recém nascidas e pessoas idosas. Todas as outras pessoas acomodaram-se em acampamentos na mata próxima.

Halataikwa é aldeia nova, construída no final de 2006. Ainda não há folhas de buriti por perto, pois o estoque fora todo usado no ano passado.

Os povos indignas da região, Myky, Rikbatsa, Irantxe e Paresi já estão se mobilizando para contribuir com alimentos e utensílios para socorrer os co-irmãos.

A FUNAI, FUNASA, Casa Civil, além de pessoas individualmente já estão entrando em contato e se mobilizando para contribuir com os Enawene Nawe.

A OPAN disponibilizou uma conta bancária para receber contribuições que serão integralmente utilizadas para minorar as conseqüências deste grave acidente para os Enawene Nawe:

HSBC Bank Brasil S.A.

Agência: 0233

Conta Corrente: 13003 93

Código SWIFT:. BCBBBRPR

Em nome de:

OPERAÇÃO AMAZÔNIA NATIVA - OPAN

CNPJ: 93.017.325/0001-68

Avenida Ipiranga, 97, bairro Goiabeira

CEP: 78.020-810 - Cuiabá - MT, Brasil

As necessidades materiais imediatas são as seguintes:

- lonas para abrigos (cerca de 32 rolos - 50x08); 100 machados; 150 facas; 120 facões; 12 Cavadeiras; 50 enxadas;200 limas; 200 redes; panelas de alumínio de 50 e 100 litros; galões de 20 e 50 litros; bacias médias e grandes de alumínio; milho (base alimentar fundamental para eles) e material de pesca (anzóis e linhadas) e combustível (óleo diesel, gasolina e óleo náutico) para transporte e construção da nova aldeia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source