From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índias que soferam queimaduras durante incêndio continuam internadas em Comodoro

22/10/2007

Fonte: TVCA / Diário da Notícia



Os índios Enawenê-Nawês da aldeia destruída por um incêndio em Comodoro, no Noroeste do Estado, precisam de ajuda para reorganizar a rotina. Duas índias continuam internadas com queimaduras, no Hospital Municipal de Brasnorte.

Uma adolescente de 15 anos e uma mulher de 53 anos sofreram queimaduras de 2º e 3º graus. Segundo informações do hospital, elas não correm risco de morrer. Durante o incêndio, outros dois índios também ficaram feridos.

No incêndio, ocorrido no último dia15, os índios perderam todos os utensílios e alimentos, além das casas comunais. As doações de ferramentas,materiais de pesca e redes de dormir podem ser entregues nas unidades do Corpo de Bombeiros.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: 3322-2980.

Donativos

Uma carreta com seis toneladas de milho e arroz, além de lona e de 300 redes, mercadorias arrecadadas pela Defesa Civil do Estado, foram entregues em Brasnorte. Lá os mantimentos serão levados em um helicóptero da PM até a reserva indígena. O transporte aéreo é considerado essencial nessa operação, já que a aldeia destruída pelo incêndio fica a 12 horas de barco do município mais próximo.

O administrador regional da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Cuiabá, Carlos Márcio Vieira Barros, disse que foram liberados R$ 20 mil para a reconstrução das casas no mesmo local. "Nós vamos colocar a partir de quarta-feira um servidor exclusivo para cuidar da situação dos Enawenê-Nawê", disse Barros.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source