From Indigenous Peoples in Brazil

News

Justiça prorroga prisão de acusados de fraude na Funasa

31/10/2007

Autor: Loide Gomes

Fonte: Agência Estado



A Justiça Federal de Roraima prorrogou a prisão temporária de quinze das 31 pessoas detidas na Operação Metástase, realizada na semana passada pela Polícia Federal para combater fraudes em licitações na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) do Estado. Entre os acusados que permanecem na cadeia estão o ex-coordenador da entidade, Ramiro Teixeira, e os empresários Zacarias Castelo Branco e Francisco Assunção Mesquita, apontados como chefes da organização criminosa.

Segundo o delegado Executivo da Superintendência da Polícia Federal em Roraima, Ivan Herrero Fernandes, a Justiça negou o pedido de prorrogação da prisão de apenas um acusado de envolvimento no esquema. "A medida foi tomada para que os presos possam ser reinquiridos a respeito de informações obtidas por meio dos documentos apreendidos na operação e para determinar a participação de cada um na organização, e ainda se eles trabalhavam na forma de bando ou quadrilha", explicou.

Os advogados de Ramiro Teixeira e Zacarias Castelo Branco preparam pedido de habeas-corpus junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, para soltar seus clientes. Já o advogado de Francisco Mesquita, Bernardino Dias, disse que ainda estuda o caso. Ramiro Teixeira foi exonerado do cargo de coordenador e a Funasa está sob intervenção.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source