From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índio de 17 anos se enforca na Bororó, em Dourados

10/01/2008

Fonte: Maracaju News



O índio Eberton Batista da Silva, de 17 anos, se enforcou na noite de ontem na aldeia Bororó, em Dourados. Foi o primeiro caso de suicídio indígena deste ano. O adolescente usou um cinto de tecido que amarrou em uma árvore, próximo de sua casa. O corpo foi encontrado pelos (sic) que, desesperados, não esperaram a perícia e retiraram o filho do local.
O suicídio entre índios já é um problema de saúde pública em Mato Grosso do Sul. Conforme a Funasa, foram 42 casos no ano passado, a maior parte deles envolvendo jovens da etnia caiuá-guarani. A raiz do problema é a questão fundiária e as distorções sociais causadas pela proximidade entre as aldeias e a cidade, além do alcoolismo. Para enfrentar o problema a Fundação está atuando com psicólogos nos pólos de Mato Grosso do Sul.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source