From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Escola Indigena de Angra dos Reis abre o ano letivo com festa

15/02/2008

Fonte: Correio do Brasil



Para marcar o início do ano letivo, a Escola Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, localizada na aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, realiza uma festa nesta sexta-feira com a presença das comunidades vizinhas: Paraty-Mirim, Araponga, Rio Pequeno e Mamanguá, todas em Paraty.

Entre as atividades previstas, estão a apresentação da dança típica xandarõ, de vídeos produzidos pelos alunos – em parceria com ONGs e empresas da região – e exposição de fotos. Os convidados terão ainda uma surpresa: o lanche será feito na padaria-escola instalada dentro da aldeia Sapukai.

- Nosso objetivo é que as pessoas das comunidades próximas se envolvam mais com a escola e que conheçam mais a cultura indígena, afirma a diretora, Rosa Maria Cerqueira.

Atualmente há três escolas indígenas na rede estadual de ensino - duas em Paraty e uma em Angra dos Reis. Nessas escolas o projeto pedagógico busca se adaptar às realidades de cada aldeia, respeitando suas diversidades culturais.

Na votação do Plano Estadual de Educação (PEE), em dezembro, foi aprovada a criação de um grupo de trabalho para estabelecer um sistema de Educação Indígena, com projeto pedagógico específico para as diferentes aldeias.

- As escolas indígenas contribuem para a valorização da cultura guarani e possibilitam que os índios tenham acesso a assuntos que dizem respeito à cidade também. O desafio é encontrar o equilíbrio entre os dois tipos de ensino, observou o coordenador de Educação Indígena, Paulo Roberto Bahiense.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source