From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios bloqueiam a BR-364 na saída de Cuiabá por causa da Funai

07/04/2008

Autor: Thiago Itacaramby

Fonte: 24 Horas News



Desde às 5h30, a saída de Cuiabá que dá acesso à região Sul de Mato Grosso está bloqueada por um grupo de índios da baixada cuiabana. O povo indígena reivindicam a mudança da sede da Funai da Capital para o município de Juína . Fazem parte do bloqueio os grupos Umutina, Bakairi, Guató, Terena, Chiqitano, Bororo, Pareci e Munduruku. Eles estão desde a semana passada em protesto pelas ruas de Cuiabá. Eles protestam contra o fechamento da sede da Fundação Nacional do Índios (Funai) em Cuiabá.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) até o momento não tinha conhecimento do congestionamento formado na rodovia. Segundo informações de uma fonte que esteve no local do bloqueio, uma estrada alternativa por Chapada dos Guimarães era o acesso para Cuiabá.

Cerca de 400 índios estão acampados na sede da Funai desde o dia 31. Eles dizem que desde esta data estão buscando, sem êxito, o diálogo com a sede em Brasília..Na quinta-feira, eles estiveram na Casa Civil. "Fomos recebidos com tiros, mas lá conseguimos que o governador do Estado de Mato Grosso nos atendesse" - diz um texto distribuído por Helena Ferreira Corezomae.

Os índios reclamaram da promessa não cumprida pelo vice-presidente Funai, Aloísio Guapindaia, que marcou uma reunião com os índios em Cuiabá e não compareceu "e não mandou nenhum representante". Diz o documento: "Até agora são sete dias de indefinições e cada dia mais aumenta o números de indígenas adeptos a causa" - alerta.

Na madrugada de domingo chegaram mais de 60 indígenas da etnia Parecis e se juntaram ao grupo. "Temos noticias de que mais indigenas estão se preparando para se juntar a nós" - diz Helena, ao anunciar envia de denúncias contra o atual presidente da Funai ao forúm da ONU em Nova York.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source