From Indigenous Peoples in Brazil

News

Sem medo de discutir

20/04/2008

Autor: CANTANHÊDE, Eliane

Fonte: FSP, Opinião, p. A2



Sem medo de discutir

Eliane Cantanhêde

BRASÍLIA - Comandante militar da Amazônia e um dos oficiais mais respeitados da ativa, o general Augusto Heleno perdeu na forma, mas ganhou no conteúdo. Perdeu por falar em público contra a política indigenista do governo e a homologação da reserva Raposa/Serra do Sol, em Roraima. "Ordem e disciplina" são princípios basilares para um militar. Levou uma bronca.
E ganhou no conteúdo por botar em discussão não só a reserva, mas a própria política indigenista. Ele está lá, vendo e vivendo o problema. Sabe que reserva imensa pode ser como presente de pai milionário: compra o filho e larga pra lá.
A Raposa/Serra do Sol tem 17,5 mil km2 e em torno de 17 mil índios, numa área contínua, rica em minérios e na fronteira. Na cabeça de militar, isso é um "risco à soberania nacional", o que é uma bobagem tão grande quanto dizer que o general "não gosta de índio" -60% dos seus soldados são o quê?
Mas não é bobagem discutir uma questão que envolve direitos indígenas, ONGs e religiosos internacionais, garimpeiros e produtores de arroz, num cipoal de interesses que se contrapõem, em solo minado pela ganância, de um lado, e pela ideologia, do outro.
A demarcação foi em 1998, por FHC, e homologada em 2005, por Lula. Como efeito prático, foi iniciada, e depois suspensa pelo Supremo, a retirada dos não-índios, sinônimo de expulsão dos arrozeiros que atuam ali há décadas.
Foi nesse clima que o general Heleno se manifestou, e não se pode ignorar que ele teve apoios públicos do governador do Estado e de três partidos. Em privado, até de setores do próprio governo.
Lula mandou repreender o general e se comprometeu com a desocupação da reserva, mas é importante investigar in loco, com envolvidos e atingidos, o que se passa naquele pedaço de país que é decidido à distância, com paixão e nem sempre com conhecimento de causa.
elianec@uol.com.br

FSP, 20/04/2008, Opinião, p. A2
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source