From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios ameaçam paralisar obras da BR-163, entre Mato Grosso e Pará

20/06/2008

Fonte: 24 Hora News - www.24horasnews.com.br



Ìndios pertencentes às tribos Apiacás, Caiabis, Kaiapós, Panarás e Terenas vão paralisar as obras da BR 163 no trecho inicial sentido Guarantã do Norte, em Mato Grosso, e Rurolópolis, no Pará. Liderados pelo cacique Megaron Txzucarramae, eles exigem explicações sobre o traçado e cobram da Prefeitura de Guarantã, além do Ministério dos Transportes, indenizações. De consensual, eles querem participação e quitação de pendências para que o projeto siga adiante. Os índios querem também caminhonetes e combustíveis.

As etnias exigem explicações sobre os impactos ao meio ambiente, principalmente concernentes às reservas indígenas. Em 2006 os índios fecharam a estrada. Negociaram com o Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), que se comprometeu a pagar R$ 80 mil gastos com a mobilização, mas até agora, segundo o cacique, não pagou. O abacaxi foi passado pelo ex-diretor ao atual.

O prefeito de Guarantã do Norte, José Humberto Macedo (DEM), participou ontem, em Brasília, de uma audiência com o diretor Nacional do DNIT, Luiz Antônio Pagot, e disse que a dívida entre União e índios já foi discutida inúmeras vezes, sem solução. "Estou cansado de conversar com Pagot sobre isso".

Insatisfeitos, os índios reclamam ainda da discriminação das empresas de ônibus que se recusam a transportá-los e de mercados que não vendem comida para eles. Ameaçam paralisar, inclusive, a ação do 9º Batalhão de Engenharia e Construção (9º BEConst), responsável pela condução do projeto que consumirá mais de R$ 45 milhões oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). "Falta clareza nas ações do Dnit" - exclama Megaron Txucarramãe, administrador da Fundação Nacional do Índio - Funai (Regional Colíder).
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source