From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Confronto entre índios e polícia federal deixa 22 feridos

23/10/2008

Fonte: Correio* - www.correio24horas.com.br




Pelo menos 14 índios e oito policiais ficaram feridos nesta quinta-feira (23) num confronto entre Tupinambás e Polícia Federal na serra do Padeiro, em Buararema, distrito de Ilhéus, a 458 quilômetros de Salvador. A operação tinha como objetivo cumprir três mandados judiciais da Justiça Federal.

As ordens indicavam a prisão de Rosival Ferreira da Silva, o cacique Babau, e de seu irmão, Jurandir Jesus da Silva, além da apreensão de armas. Foram usados na ação uma força de 109 policiais, um helicóptero e mais de 30 viaturas.

Segundo o delegado-chefe da PF em Ilhéus, Cristiano Sampaio, os índios armaram uma emboscada, e atacaram os policiais com pedras e flechas. A PF respondeu com balas de borracha e bombas de gás lacrimogênio. O primeiro mandado cumprido foi contra o irmão de Babau. Jesus da Silva foi encaminhado para o Presídio Regional de Ilhéus após ter sido detido quando dirigia uma ambulância da aldeia em direção à cidade.

Após realizar a prisão de Jesus da Silva, agentes da PF foram até a aldeia tupinambá para tentar realizar a prisão do cacique Babau. No entanto, não conseguiram localizar o chefe da tribo, que é acusado de comandar a reação indígena no início da semana. Segundo Magnólia Jesus da Silva, irmã do cacique, Babau teria ido a Brasília "para resolver o problema das terras".

Porém, Rômulo Cerqueira de Sá, administrador executivo da Funai (Fundação Nacional de Apoio ao Índio), indicou que o cacique teria se refugiado na mata. "O cacique agiu como índio e foi para a mata. Tentaremos junto ao Supremo Tribunal Federal caçar esses mandados para liberar os índios", disse o administrador.

De acordo com a irmã do cacique, a PF conseguiu apreender diversas armas brancas no interior da aldeia. "Eles levaram todas as facas, facões e algumas flechas", relatou a índia.

Entenda o caso

Cerca de 600 nativos vivem na área de três fazendas com cerca de 12 hectares nas serras de Uauá, Olivença e Padeiro, no distrito de Buerarema. Na tarde de segunda-feira (20), os nativos entraram em confronto com os policiais federais que cumpriam liminar da Justiça que solicitava a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios.

Durante a ação, um índio de 73 anos ficou ferido e foi encaminhado, sem gravidade, para o Hospital Municipal. Na manhã de terça-feira (21), a Polícia Federal cumpriu um novo mandado de reintegração de posse na aldeia.

Cerca de 70 índios pertencentes a 20 famílias da tribo deixaram, então, a aldeia Tucum, em Olivença. Os nativos foram para o prédio da Justiça Federal de Ilhéus, a 452 km de Salvador, onde chegaram em três caminhões de móveis.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source