From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fazendeiros se mobilizam contra índios

06/11/2002

Fonte: Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT



Lideranças do setor agropecuário do norte de Mato Grosso começam a se mobilizar contra a presença de índios na região. Eles estão especialmente preocupados com a criação de uma reserva para os kaibis e a possível transferência dos índios terenas de Rondonópolis, que também devem ganhar uma área.

Ontem o deputado estadual Sival Barbosa (PMDB), da região norte, se disse preocupado com a animosidade já demonstrada pelos agricultores. "Isso vai dar problema", disse o deputado, durante a sessão na Assembléia. Ele informou que convivência não será pacífica.

Em relação aos terenas, o deputado informou que a terra para onde eles devem ser transferidos - em Matupá e Peixoto de Azevedo - está contemplada em um acordo entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e fazendeiros. Na época os proprietários cederam uma área em Barra do Garças e receberam outra em permuta na região norte e é essa área que está sendo objeto de criação da reserva.

A idéia de transferir os índios para o Norte surgiu após o Incra descartar a desapropriação do fazenda Tarumã, próximo a Rondonópolis, onde os terenas queriam ser assentados. Um grupo de índios já foi avaliar as condições da terra na região norte.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source