From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Puccinelli propõe a ministro solucionar quatro conflitos indígenas em MS

03/11/2008

Autor: Magda Tebcharani

Fonte: Pantanal news - www.pantanalnews.com.br



O governador André Puccinelli apresentou uma proposta sobre a demarcação de áreas indígenas, durante reunião na semana passada, em Brasília, ao Ministro da Justiça, Tarso Genro, e ao presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai).

"Para acabar com essa polêmica, propusemos que, antes de iniciar 39 novas demarcações de áreas indígenas em 26 municípios, nós resolvêssemos os problemas judiciais que estão pendentes", afirmou Puccinelli, durante entrega hoje (03) de viaturas às Polícias Civil e Militar.

De acordo com o governador, a intenção é fazer um acordo, para que os produtores que adquiriram as terras "de boa fé" possam ser ressarcidos nas despesas que tiveram para a compra das áreas. "Com a participação do Ministério Público Federal, os indígenas da região, a Funai, os proprietários das áreas demandadas e o governo do Estado para intermediar uma solução", ressaltou.

Puccinelli explica que, atualmente, esse procedimento não é possível de ser realizado constitucionalmente, mas o ministro se manifestou favorável a uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para o pagamento das áreas demarcadas. "Não queremos mortes de índio, não queremos mortes de peões, queremos solucionar os problemas".

Entre os principais problemas, o governador enumera os quatro principais conflitos em Mato Grosso do Sul: Cachoeirinha, entre Miranda e Aquidauana; as aldeias de Dois Irmãos do Buriti; aldeias de Sidrolândia e do distrito de Taunay. "Vamos resolver esses quatro conflitos dos 70 judiciais que existem. Depois de resolvidos esses quatro, iremos resolver os demais conflitos antes de arrumar mais 39 novas questões de demarcações", alerta.

Até o momento, conforme Puccinelli, o governo do Estado está realizando "sozinho" todas as políticas públicas destinadas aos indígenas. "Estamos construindo sete escolas e casas em aldeias indígenas. É o governo do Estado que compra e ensaca os alimentos para distribuir às famílias indígenas com recursos próprios", explica.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source