From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Macuxi é encontrado morto na Terra Indígena Raposa/Serra do Sol

09/01/2003

Fonte: Site do CIMI



O indígena Macuxi, Aldo da Silva Matos, da comunidade de Lage, em Roraima, desapareceu no dia 2 de janeiro, depois de se dirigir à Fazenda Retiro, localizada na terra indígena Raposa/Serra do Sol, onde foi buscar um bezerro de sua propriedade. Nesta quinta-feira (09/01) o corpo do indígena foi encontrado enterrado numa cova rasa à 1.500 metros da sede da fazenda.

A comunidade indígena suspeita que o crime tenha sido cometido por dois empregados da fazenda que estão foragidos. O proprietário da fazenda, Francisco das Chagas de Oliveira da Silva, é reconhecido como inimigo dos índios e responde judicialmente por tentativa de homicídio contra outro indígena Macuxi.

No dia 6, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) solicitou providências a Polícia Federal e a Funai/RR. O delegado da Polícia Federal não ouviu depoimentos e impediu que os índios acompanhassem as buscas por Matos e até ontem não nada havia sido apurado.

Por sua vez, o fazendeiro, que é vereador do município de Uiramutã, acionou a Polícia Militar para fazer a sua segurança. O Comando da PM enviou 30 policiais do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate) que estão no interior da fazenda.

O CIR está solicitando do Ministério da Justiça o envio de agentes da Policia Federal para que faça a remoção do corpo e proceda as perícias necessárias ao esclarecimento do crime. Além disso, solicitará também a retirada imediata do fazendeiro da área indígena para evitar novas violências por parte dos invasores.

A terra indígena Raposa/Serra do Sol foi demarcada em 1998 e aguarda apenas a assinatura do decreto de homologação pelo presidente da República. A Funai já está procedendo a retirada dos invasores, com o levantamento das benfeitorias. Alguns deles resistem em desocupar a área e o clima é de permanente tensão na região.

O Cimi espera do novo governo, providências para que sejam punidos os responsáveis por mais esta violência e que conclua, de uma vez por todas, a homologação e desintrusão da terra indígena Raposa/Serra do Sol, como um primeiro ato simbólico de compromisso com os direitos dos povos indígenas no Brasil.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source