From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Polícias Federal e Militar mandam reforço para a região

10/01/2003

Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR



O Superintendente da Polícia Federal Agripino de Oliveira Neto informou na tarde de ontem que foi enviado reforço para região de Uiramutã. O administrador da FUNAI, Martinho Alves de Andrade Júnior, foi quem comunicou à Polícia Federal que havia sido localizado o corpo do indígena desaparecido.
O comandante da Polícia Militar, coronel Arnóbio Bessa Lima disse que seis policiais militares do Grupo de Ações Táticas, GATE, foram designados para irem para a região.

Já o superintendente da Polícia Federal explicou que foi instaurado um inquérito policial para apurar o desaparecimento do indígena. Ao ser comunicado pelo administrador da Funai de que o corpo tinha sido localizado e que havia sido identificado pelos familiares, o superintendente comunicou o Ministério da Justiça através da Diretoria de Polícia Judiciária. Ele explicou que o Governo do Estado cedeu uma aeronave e que a FUNAI também ofereceu uma aeronave para levar as equipes de policiais até a região. "Acionamos a equipe do IML para fazer o exame cadavérico e saber qual foi a causa morte. A princípio a denúncia é de que ele teria sido morto por trabalhadores da fazenda do vereador, mas temos que fazer as investigações e é necessário o exame", explica o superintendente.

Exército
De acordo com Agripino Neto, a Polícia Militar está dando cobertura para a Polícia Federal, mas que não tem condições de manter o pessoal por lá. Ele disse ainda que não há necessidade, pelo menos por enquanto, de acionar o Exército para auxiliar no caso.
"O exército seria numa situação extrema. Já temo um inquérito instaurado para apurar os fatos, vai ser feita a perícia para saber a causa morte e vamos aguardar o resultado das diligências", disse ele
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source