From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índia aguarda voo para retornar a Santa Izabel

12/05/2009

Fonte: A CRITÍCA - AM - http://www.linearclipping.com.br/FUNAI/detalhe_noticia.asp?cd_sistema=45&codnot=727796



Internada no Hospital Dr. Fajardo desde 22 de março, a menina indígena da etnia ianomâmi pode ser transferida esta semana para Santa Izabel do Rio Negro (a 628 quilômetros de Manaus). A informação é da assessora de imprensa da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Amazonas.

Depois de ter a transferência autorizada pela Justiça do Estado na última sexta-feira, 8, a criança aguarda agora o primeiro voo comercial para Santa Izabel ainda esta semana. Segundo a diretora do Hospital Dr. Fajardo, Tânia Azevedo, o quadro clínico da garota permite a transferência para o hospital daquele município. "A menina está bem. Está no hospital só aguardando a viagem", disse.

Segundo a assessoria da Funasa, um enfermeiro acompanhará a ianomâmi até a unidade hospitalar de Santa Izabel. Lá, L.I.S. continuará o tratamento de tuberculose, doença diagnosticada em Manaus. A criança veio para a capital para um tratamento inicial de hidrocefalia. Após exames, um laudo apontou que ela sofre, na verdade, de hidroanencefalia.

O caso da menina indígena tornou-se polêmica desde que seus familiares tentaram levá-la de volta à aldeia. A Associação Serviço e Cooperação com o Povo Yanomâmi (Secoya), ONG que atua no sistema de saúde daquela etnia, Conselho Tutelar e médicos travaram forte debate nos últimos dias sobre o retorno ou não da menina para região onde nasceu. O Ministério Público Federal teve que entrar no caso.

Na ocasião, a retirada de L.I.S. do hospital foi interpretado pelo Conselho Tutelar como tentativa de sacrificar a criança, medida descartada por parentes à epoca. Na edição de A CRÍTICA de 5 de maio, Sílvio Cavuscens, da Secoya, declarou que a mãe da garota prefere que ela retorne à aldeia e não ao hospital.

A criança, que sofre de tuberculose, pneumonia, hidroanencefalia e desnutrição, virou o pivô de um impasse quando uma carta enviada pela FUNDAÇÃO NACIONAL DO ÍNDIO (FUNAI) e assinada por outras instituições pedindo que ela fosse liberada mesmo sem alta médica. O pedido, negado pela direção do hospital, foi baseado numa decisão tomada em assembleia na comunidade da criança, em Santa Isabel do Rio Negro.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source