From Indigenous Peoples in Brazil

News

Parabólicas

14/12/2002

Fonte: Folha de Boa Vista-Boa Vista-RR



A cena, presenciada por várias pessoas entre civis e militares, dá bem a idéia do que pensam e querem as instituições ditas de defesa da causa indígena. Noutro dia, em Surucucu, local onde convivem índios yanomami e militares do Exército Brasileiro, um grupo de indígenas disputava uma partida de futebol. Surpreso com o desembaraço dos silvícolas no trato com a bola, um deputado federal do PC do B perguntou se os índios conheciam as regras do jogo. Um servidor da Funai antecipou-se dizendo que sim. Em cima, o parlamentar questionou se torciam pela seleção brasileira. Outra vez, o servidor deu ritmo ao diálogo: "Não! Eles torcem pela seleção deles". Estupefato com a resposta, o visitante indagou: "E eles não são brasileiros?". O silêncio foi constrangedor! Até o comandante da 1ª Brigada, general Claudimar Nunes, ruborizou.
É aí que está o nó górdio da questão. Organizações não-governamentais querem, a todo custo, criar nações indígenas dentro do território brasileiro. Julgando a intervenção do servidor da Funai, é permitido pensar que até com apoio de alguns setores públicos nacionais. Por enquanto, elas aceitam a contragosto a tutela do Estado Brasileiro sobre essas imensas áreas. Mas, é de se esperar que seja contestada logo que essas "nações" adquiram nos fóruns internacionais a condição pretendida. O status de nação pressupõe povos livres e soberanos - aí começará um novo estágio: a luta pela internacionalização da Amazônia.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source