From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Etnia consegue manter assistência da Opan

29/07/2009

Autor: Renê Dióz

Fonte: Diário de Cuiabá - www.diariodecuiaba.com.br



Quarenta índios enawenê nawê que chegaram ontem de sua aldeia próxima a Brasnorte (a 579 quilômetros de Cuiabá) armados com arco e flecha não viajaram em vão. Inseguros com a falta de condições para o atendimento em saúde na aldeia (a 8h de barco e 2h de carro de Brasnorte), eles conquistaram a maior parte das reivindicações feitas à Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para os 530 indígenas da aldeia.

Os índios estavam preocupados com a capacidade de atendimento da Funasa e com o fim do convênio da Funasa com a entidade não-governamental Operação Amazônia Nativa (Opan), responsável por executar o atendimento em saúde indígena. Eles se reuniram com representantes da Funasa e da entidade ontem de tarde. Segundo o coordenador Ivar Busatto, da Opan, o convênio termina em setembro, mas agora será prorrogado para o mesmo mês do ano que vem, mantendo o quadro de pessoal que já conhece e se comunica com os índios.

"A fluência da remessa de remédios nem sempre é rápida", observa Busatto. A Opan conta com um enfermeiro, um dentista e quatro técnicos de enfermagem para atender a aldeia Halataikwa. Doenças respiratórias e problemas gastrointestinais são os que mais afligem os indígenas.

Num primeiro momento, a Funasa deve resolver o fornecimento de água para o posto de saúde da aldeia, que também será ampliado e deve receber uma remessa de medicamentos. Além disso, mais combustível será fornecido para os três veículos que ajudam no transporte à cidade.

De acordo com o coordenador regional da Funasa, Marco Antônio Stangherlin, a maior parte das reivindicações pôde ser atendida porque a Funasa já tem a obrigação de cumprir até 2012 um termo de conciliação judicial, que foi assinado há cerca de 10 anos, após ação do Ministério Público do Trabalho. Segundo o termo, gradativamente, a Funasa tem de recompor seu quadro para poder executar integralmente o atendimento de saúde indígena sem convênios com terceiros.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.