From Indigenous Peoples in Brazil
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News
Funasa realiza capacitação pedagógica de profissionais da saúde indígena
18/02/2003
Fonte: Brasil Norte-Boa Vista-RR
A Funasa, órgão executivo do Ministério da Saúde iniciou ontem no auditório do Hotel Uiramutã em Boa Vista, o Curso de Capacitação Pedagógica para técnicos que instruem e supervisionam as atividades dos Agentes Indígenas de Saúde do DSEI/Leste e DSEI/Yanomami. A capacitação terá duração de 40 horas e termina na sexta-feira.
Cerca de vinte profissionais da URIHI-Saúde, MEVA, Diocese, Funasa e CIR-Saúde estão participando do curso. O curso será ministrado pelas instrutoras Solange de Carvalho Oliveira e Maria das Graças, ambas da Escola Técnica de Saúde Isabel Ferreira do Rio de Janeiro e Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Cuiabá/MT.
Durante o processo de capacitação os participantes procuraram identificar os problemas de desempenho dos agentes indígenas de saúde, analisando as causas e determinantes, principalmente as de natureza pedagógica, que influem na execução das atividades; discussão do processo ensino-aprendizagem, destacando as inferências culturais e os esquemas de assimilação do processo de aprendizagem dos agentes; analise da organização curricular favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade, enfocando a integração teoria e prática; além de vivenciar a prática pedagógica problematizadora. Essa reciclagem fornecida pela Funasa visa solidificar o processo de capacitação e formação dos Agentes Indígenas de Saúde, profissionais que são o sustentáculo das ações de atenção básica fornecidas as comunidades indígenas.
Cerca de vinte profissionais da URIHI-Saúde, MEVA, Diocese, Funasa e CIR-Saúde estão participando do curso. O curso será ministrado pelas instrutoras Solange de Carvalho Oliveira e Maria das Graças, ambas da Escola Técnica de Saúde Isabel Ferreira do Rio de Janeiro e Escola de Saúde Pública da Secretaria de Saúde de Cuiabá/MT.
Durante o processo de capacitação os participantes procuraram identificar os problemas de desempenho dos agentes indígenas de saúde, analisando as causas e determinantes, principalmente as de natureza pedagógica, que influem na execução das atividades; discussão do processo ensino-aprendizagem, destacando as inferências culturais e os esquemas de assimilação do processo de aprendizagem dos agentes; analise da organização curricular favorecendo a integração ensino-serviço-comunidade, enfocando a integração teoria e prática; além de vivenciar a prática pedagógica problematizadora. Essa reciclagem fornecida pela Funasa visa solidificar o processo de capacitação e formação dos Agentes Indígenas de Saúde, profissionais que são o sustentáculo das ações de atenção básica fornecidas as comunidades indígenas.
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