From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios expulsam presidente da Funai

26/03/2003

Autor: Luís Osvaldo Grossmann

Fonte: Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ




Cerca de 40 índios xavantes invadiram ontem uma reunião com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Eduardo Aguiar de Almeida, e o forçaram, puxando pelo braço, a sair do prédio. Os índios queriam a destituição do dirigente.
- Um deles, mais forte, me pegou pelo braço e foi me puxando, enquanto outro empurrava por trás. Primeiro eles disseram que iam me levar daqui. Quando chegamos lá embaixo, um disse que eu fosse embora e que não precisava mais voltar - contou Almeida.

A atitude dividiu os próprios índios, que uma vez do lado de fora do prédio, resolveram levar o presidente de volta ao gabinete. Ainda assim, o clima continuou tenso até que agentes da Polícia Federal obrigaram os índios a deixarem a Funai.

Mais tarde, os índios voltaram a se encontrar com Eduardo Almeida, mas a situação mudara completamente. Diversas lideranças indígenas, a começar pelos xavantes, lamentaram a atitude e pediram desculpas. Segundo a Funai, os índios estavam revoltados com a suposta mudança da sede da entidade para Manaus - o que foi desmentido.

O presidente da Funai, no entanto, acredita que os índios foram insuflados por funcionários da entidade em Campinápolis, no Mato Grosso, origem dos 40 xavantes que participaram da agressão.

Segundo o comando da Funai, a origem do problema está em investigações sobre o desvio de recursos públicos, a cargo da Controladoria Gerald a União, além de três inquéritos da Polícia Federal. Eles envolveriam servidores de carreira da Funai e que, portanto, não foram substituídos pela nova administração.

- Na regional de Goiânia há um rombo de R$ 800 mil - afirma o cacique xavante Irineu Hiridu, da aldeia Couto Magalhães, em Campinápolis.

Ainda de acordo com a Funai, os desvios são feitos com a emissão de notas frias e compras superfaturadas.

- Não tenho dúvidas de que o que houve hoje tem ligação com isso - afirma Almeida.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source