From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

COIAB apoia os povos indígenas contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte

30/10/2009

Fonte: Coiab - http://www.coiab.com.br/coiab.php?dest=show&back=index&id=425&tipo=N



A COIAB manifesta seu apoio aos povos do Xingu contra as declarações do Ministro de Minas e Energia, Sr. Edson Lobão que refere aos povos do Xingu como "forças demoníacas" que impedem a realização de grandes usinas no país, como a de Belo Monte. A COIAB repudia esse tipo declaração pois agride todos os povos indígenas uma vez que todos são a favor do desenvolvimento mas a qualquer custo não.

Em encontro no Estado do Mato Grosso estão participando mais de 150 a 200 povos indígenas dos povos do Xingu, Juruna, Kayapó, Panará, Xavante dentre outros povos na manifestação contra a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, que começou no dia 29/10 e vai até o dia 04/11/2009 na Aldeia Piaraçú, Terra Indígena Capoto/Jarina, no entrocamento entre o Rio Xingu e a MT 322, antiga BR 80.

O momento mais aguardado desta manifestação é presença o Ministro de Minas e Energia, Sr. Edson Lobão e do Governadores do Estado do Mato Grosso e Pará e não comparecimentos destas autoridades implicará no fechamento da Balsa da travessia do Rio Xingu, na MT 322, antiga BR 80, do trecho que liga os Municípios de Matupá e São Jorge do Xingu no Estado do Mato Grosso.

No dia 29/10 foi dado início as manifestações e o dia foi marcado por vários protestos e indignações dos povos indígenas presentes e por unanimidade foi decidido pela não construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. O Coordenador Geral da COIAB, Marcos Apurinã se mostrou a favor desta decisão e da total apoio aos parentes indígenas do Xingu, pois a construção dessa hidrelétrica vai gerar um grande impacto ambiental dentro das terras e das populações que ali vivem (índios e ribeirinhos), e isso fere os direitos garantidos na Constituição Federal e 1988, na Declaração da ONU, da Convenção 169 da OIT. Nada se constrói violando e desrespeitando a cultura de um povo.

No mesmo evento esta sendo discutido a questão de mudanças climáticas e foi decidido que até o dia 04 de novembro se terá um posicionamento das lideranças indígenas do Xingu de indicar 2 representantes indígenas para COP15 a ser realizado em Conpenhagen. E eles levarão seu manifesto sobre mudanças climáticas e como base para a elaboração de seu documento estão tendo com o Relatório de Mudanças Climáticas feito pela COIAB.

Portanto respeitem os povos indígenas pois são cidadãos como todos do país e merecem ser tratados de forma digna, sem prejuízo de sua cultura, tradição e de sua terra e que sejam respeitadas pelas autoridades e que não tratem os povos indígenas com termos injuriosos.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source