From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funasa monitora casos entre yanomami

09/01/2010

Autor: DANILO NASCIMENTO

Fonte: Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/fbv/noticia.php?id=77922



Depois do diagnóstico de dois casos da influenza A (H1N1) - chamada de gripe suína - em uma aldeia yanomami próxima a Santa Isabel do Rio Negro, município do Amazonas, a Coordenação Regional da Funasa em Roraima está preocupada com a possibilidade de contaminação dos indígenas que fixam moradia em Roraima por causa da proximidade dos índios do Amazonas com os índios de Roraima, além da transitoriedade constante que existente entre esses povos, propícia e facilitadora da contaminação pela influenza A.

A Funasa em Roraima está redobrando a atenção junto aos índios yanomami e já está atuando com várias equipes de controle multidisciplinares que diariamente realizam investigações nas aldeias com o intuito de diagnosticar precocemente a possível existência de novos casos da gripe.

Os últimos casos registrados no Amazonas são de dois adultos do sexo masculino e já foram confirmados através de exames de laboratório. Além dos dois casos registrados entre índios no amazonas, uma criança indígena yanomami de 10 anos, também do Amazonas, que estava com os sintomas da gripe, foi trazida para Boa Vista e está internada no Hospital da Criança. Os exames comprovaram a infecção por meningite bacteriana.

Pela distância de Manaus e proximidade com Boa Vista, a Funasa no estado também presta serviços de atenção à saúde de indígenas dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Barcelos, ambos no território amazonense.

De acordo com Noélia Alves da Silva, coordenadora substituta da Funasa em Roraima, os índios do município de Santa Isabel do Rio Negro vão com freqüência à sede do município, fator que aumenta as chances de contaminação dos indígenas pelos não-índios.

As equipes da Funasa que atuam na prestação de saúde juntos aos indígenas são compostas de médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem. Eles já estão treinados para realizar o acompanhamento e a coleta combinada do Swab (exame que diagnostica os casos suspeitos) da gripe suína.

Em outubro e novembro do ano passado houve um surto de gripe suína na fronteira do Brasil com a Venezuela. De acordo com a Funasa, até dezembro de 2009 foram registrados 339 casos de influenza A (H1N1) entre indígenas, confirmados por exames laboratoriais ou por vínculo epidemiológico.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source