From Indigenous Peoples in Brazil

Notícias

Estudantes norte-americanos arrecadam doação para os Yanomami

29/04/2003

Fonte: CCPY-Comissão Pró Yanomami-Boa Vista-RR



Cinco comunidades yanomami receberão em breve um computador cada uma, que serão instalados pela CCPY nos postos de saúde administrados pela ONG URIHI Saúde Yanomami. Esse equipamento vem atender a uma demanda dos próprios Yanomami através da CCPY. Os recursos para a compra desses computadores forma arrecadados numa campanha realizada por estudantes do ensino médio da região de Boston, Estados Unidos, sob a coordenação de Lisa Matthews da organização Cultural Survival, entidade norte-americana de defesa das minorias étnicas. Os estudantes conseguiram, por meio de doações individuais, arrecadar US$ 3.800, quantia que permitirá a compra dos equipamentos.
Em novembro último, os professores Antonio Yanomami (Ajuricaba) e Dário Yanomami (Watorik+) e o agente de saúde Geraldo Yanomami (Toototobi), acompanhados do coordenador do Projeto de Educação da CCPY, Marcos de Oliveira, visitaram na cidade de Cambridge (EUA), a convite da Cultural Survival.
O grupo participou de uma série de encontros com professores e estudantes, com a finalidade de divulgar o modo de vida dos Yanomami e os problemas que eles enfrentam em seus contatos com a sociedade envolvente. Os professores indígenas participaram da conferência estudantil Yanomami: Achieving Autonomy through Education ("Yanomami: Alcançando Autonomia através da Educação"). Com sua falas, os Yanomami sensiblizaram professores e alunos, o que estimulou muitas turmas de estudantes a participar da campanha que resultou na doação dos computadores.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.