From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Core/BA busca reestruturação do Dsei

09/02/2010

Fonte: Funasa - www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=116




Dando continuidade à reestruturação do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) da Bahia, a Coordenação Regional da Bahia (Core/BA), em conjunto com a presidência da Funasa buscam atender as reivindicações das lideranças indígenas das etnias Pataxó e Yupinambá, da Região Sul e Extremo Sul do Estado, atendidos pelos Polos de Porto Seguro e Ilhéus).

No início deste mês, houve um encontro entre o coordenador-geral de Atenção à Saúde Indígena, Flávio Nunes, o coordenador regional da Core/BA, William Dell'Oso, o chefe da Administração, Osvaldo Júnior, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena, Jorge Alves de Araújo, o chefe do setor de Planejamento, João Antonio Maciel Maia, e a chefe da Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, Edilene Mota. A reunião teve como objetivo discutir alternativas para garantir a boa atuação do Dsei.

De acordo com Flávio Nunes, é necessário criar um fluxo para priorizar os problemas existentes e destacou ainda que o Desai, o Dsei e a Coordenação devem assumir todas as dificuldades das unidades de saúde. "O Desai acompanhará de perto todo o processo de reestruturação do Dsei Bahia.

O coordenador regional William Dell'Oso explicou que "se as dificuldades forem superadas nos Polos Porto Seguro e Ilhéus, metade dos índios da Bahia estarão contemplados".

Como resultado da reunião, ficou definido que o Desai irá apoiar e acompanhar a adoção de medidas para a mudança temporária (90 dias, a partir do dia 22 deste mês) do Distrito Sanitário Especial Indígena da Bahia para a região de Porto Seguro e Ilhéus, visando melhorar a prestação dos serviços de competência da Funasa. Além disso, será deslocada uma equipe técnica, a partir do dia primeiro de março de 2010, para ajudar nas atividades do Pólo de Porto Seguro.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source