From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funasa confirma primeiros casos de gripe suína entre ianomâmis

05/01/2010

Autor: LUIZA BANDEIRA

Fonte: Folha Online - http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u675093.shtml



A Funasa (Fundação Nacional de Saúde) confirmou nesta terça-feira os dois primeiros casos de gripe A (H1N1) --conhecida como gripe suína-- entre os ianomâmis no país. De acordo com o órgão, há ainda uma criança indígena de dez anos com suspeita de ter contraído a doença.

Os casos aconteceram em uma comunidade localizada a 100 km de Santa Isabel do Rio Negro (632 km de Manaus). O resultado dos exames saiu na semana passada, mas só foi informado nesta terça pela Funasa.

De acordo com o órgão, os dois homens infectados, Oscar e Alfredo Yanomami, 28, já se recuperaram e passam bem.

Já o menino de dez anos foi removido da comunidade no domingo, por um helicóptero fretado. Ele está internado em um hospital em Santa Isabel e não corre risco de morrer. Não há previsão para alta.

Os exames que podem confirmar a doença ficarão prontos na sexta-feira. A Funasa não informou se há outros casos suspeitos na comunidade.

A vigilância sobre possíveis casos da doença no Amazonas e em Roraima --Estados onde fica a reserva ianomâmi-- aumentou em novembro, após o governo venezuelano confirmar um surto da doença entre índios da mesma etnia. No Brasil, porém, não foi confirmado nenhum caso na época.

Relatório divulgado pela Funasa em dezembro informa que a gripe A já matou dez índios no país, no RS, em SP e em MT. Foram confirmados ainda 338 casos da doença entre indígenas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source