From Indigenous Peoples in Brazil

News

Madeireiros armados invadem mais uma aldeia indígena no Maranhão

10/03/2010

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br/?system=news&action=read&id=4474&eid=347



Cerca de 30 madeireiros armados invadiram a aldeia Rubiácea, na terra indígena Governador, do Povo Indígena Gavião, no sudoeste do Maranhão. A invasão aconteceu nesta terça-feira, 9, por volta de 10h da manhã.

Essa invasão é uma represália contra a Operação Arco de Fogo que se encontra na região. Os madeireiros levaram um funcionário da FUNAI como refém até a aldeia, para obrigar os indígenas a devolverem os caminhões apreendidos pela Operação. Os invasores conseguiram levar dois caminhões. Felizmente ninguém se feriu, pois a maioria dos indígenas não estava na aldeia no momento da invasão.

Segundo informações dos indígenas, entre os madeireiros está um funcionário da Prefeitura de Amarante.

O clima é tenso na região e os indígenas com medo de novas invasões estão montando uma barreira na estrada que dá acesso à aldeia.

Até agora as informações são de que a Força de Segurança Nacional e a Operação Arco de Fogo foram para a cidade de Amarante para ver se conseguem prender os responsáveis.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source