From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios da BA vão para Mossoró

17/04/2010

Fonte: Tribuna do Norte (RN) - http://www.tribunadonorte.com.br/




Os índios Rosivaldo Ferreira da Silva, 35 anos, e Givaldo Jesus da Silva, 26 anos, foram transferidos na tarde de ontem (16) para o Presídio Federal de Mossoró. Os dois são irmãos e respondem a acusações de prática de vários crimes na Bahia.

A dupla chegou no Rio Grande do Norte ontem e no início da tarde, a dupla foi levada pela Polícia Federal ao Instituto Técnico Científico da Polícia (Itep), onde realizaram exames psicológicos e de corpo delito. Em seguida, foram levados para Mossoró, a 285 quilômetros de Natal, onde chegaram por volta das 18h.

Rosivaldo, conhecido como o "Cacique Babau", foi preso pela PF no dia 10 de março, no município de Buerarema, a 451 quilômetros de Salvador, na Bahia. Ele responde a, no mínimo, dez inquéritos, que incluem acusações de sequestro, furto, invasão de propriedade privada, incêndio criminoso, porte ilegal de armas, ameaça e formação de quadrilha. Cacique Babau estava preso na Superintendência da Polícia Federal na Bahia.

Ele é um dos líderes do grupo de três mil pessoas que se dizem pertencentes à tribo Tupinambá, que habitava a Bahia na época da chegada de Pedro Álvares Cabral. Ele é acusado pela polícia baiana de aterrorizar a região onde vive, usando a violência. Já Genivaldo foi preso no dia 20 de março, acusados de participação nas ações criminosas da tribo. A justificativa dos índios para as ações violentas seria a retomada das terras pertencentes à tribo, que são particulares. Sua prisão resultou em protestos de defensores dos índios, que descrevem a ação como racismo.

Os presos vão permanecer custodiados na penitenciária de Mossoró à disposição do juiz federal e do juiz de Direito de Ilhéus.

Presídio de Mossoró

Inaugurado no dia 3 de julho de 2009, o Presídio Federal de Segurança Máxima de Mossoró já recebeu 85 presos de outros presídios do país, contando com Cacique Babau e Givaldo. De acordo com o diretor do presídio, o delegado Kércio Pinto, os criminosos são acusados de vários tipos de delitos. "Temos aqui acusados de tráfico de entorpecentes, formação de quadrilha, homicídios e assaltos", afirmou o diretor.

Entre os criminosos que já foram transferidos para Mossoró, estão 11 presos acusados de pertencer ao Comando Vermelho, que chefiavam o tráfico de drogas no morro do Bangu, no Rio de Janeiro e 20 detentos acusados de diversos crimes no estado de Rondônia.

De acordo com o delegado Kércio Pinto, já existem outras solicitações para o remanejamento de novos detentos para Mossoró. O juiz federal Ivan Lira é o responsável for deferir os pedidos e determinar a transferência dos criminosos.

http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/indios-da-ba-vao-para-mossoro/145860
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source