From Indigenous Peoples in Brazil

News

Professores Yanomami participam do III Curso de Formação de Professores Yanomami para o Magistério -Economia, Ecologia e

11/06/2003

Fonte: CCPY-Boletim Yanomami no. 38-Boa Vista-RR



A Comissão Pró-Yanomami (CCPY), juntamente com a Urihi-Saúde Yanomami, o Serviço e Cooperação com o Povo Yanomami (Secoya) e a Diocese de Roraima, está realizando o III Curso de Formação de Professores Yanomami para o Magistério, intitulado "Economia, Ecologia e Tecnologia", com a participação de 126 yanomami, sendo 111 professores e 15 líderes tradicionais. A abertura do curso ocorreu dia 1º último, na Casa Paulo VI, em Boa Vista, Roraima, e o encerramento será no final deste mês.
A cerimônia começou por volta das 9h30, com os agradecimentos do coordenador do Projeto de Educação da CCPY, Marcos Oliveira, às entidades e instituições que apoiaram a iniciativa, como a Rainforest da Noruega, o Exército brasileiro, a Fundação Nacional do Índio e a Fundação Cartier da França.
O líder Davi Kopenawa afirmou que a escola é como uma ferramenta de que os Yanomami agora lançam mão para poderem conviver melhor com os não-yanomami e poderem garantir seus direitos enquanto cidadãos brasileiros. Davi discursou por quase uma hora. Primeiro ele falou na língua do seu povo para os líderes e participantes indígenas. Em seguida, em português, para os visitantes, cerca de 100 pessoas. O elevado número de índios e convidados, quase 230 no total, fez da abertura do III Curso um grande evento na capital roraimense, atraindo a atenção dos meios de comunicação local.
A cerimônia de abertura não foi apenas um momento festivo para índios e não-índios. Foi sobretudo um momento para mostrar à sociedade de Roraima que é possível construir uma nova relação, forjada com a tolerância, respeito e colaboração, da qual participam organizações não-governamentais, igreja, militares e governos estadual e federal, contando ainda com a colaboração internacional, por meio da Rainforest da Noruega e da Fundação Cartier da França.
O General de Brigada, Paulo Studart Filho, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria da Selva-Exército Nacional, reafirmou a disposição dos militares de criar e manter um canal de diálogo com os Yanomami, para que o convívio entre o Exército e os índios seja sustentado no respeito e na colaboração mútua. O Exército pôs à disposição dos Yanomami o seu Búfalo para transportar os professores das regiões de Surucucus e Auaris para Boa Vista, e se comprometeu a levá-los de volta.
O Administrador Regional da Funai em Boa Vista, Martinho Alves de Andrade Junior, manifestou o seu contentamento com a realização de mais um curso de Formação de Professores Yanomami, e Norberto Cruz, Vice-coordenador do CIR (Conselho Indígena de Roraima), reafirmou o seu apoio aos Yanomami e enfatizou a necessidade de os povos indígenas de Roraima se unirem para assegurar os seus direitos garantidos por lei.
Participam deste terceiro curso de Formação de Professores Yanomami para o Magistério professores de 19 regiões da Terra Indígena Yanomami: Demini, Toototobi, Parawau, Homoxi, Alto Catrimani, Paapiú, Kayanau, Surucucus, Hakoma, Arathaú, Parafuri, Auaris, Ajuricaba, Marauiá, Catrimani, Ajarani, Ericó, Aracá e Alto Mucajaí. Os participantes falam várias línguas que compõem a família lingüística yanomami, a saber: Xamathari, Yanomae, Sanuma, Ninam e Yawari, o que levou os organizadores a criar turmas e produzir materiais em cada uma delas, de modo a garantir a formação adequada dos professores yanomami, que, juntos, atendem a uma população estudantil de 1.407 alunos.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source