From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios recebem verba do ICMS Ecológico

16/07/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT e Ophan



A prefeitura de Juína, a 740 quilômetros de Cuiabá, e o povo indígena Enawene Nawe firmaram convênio para a execução do "Programa de Cooperação à Proteção Ambiental da Terra Indígena Enawene Nawe", através do repasse de R$ 40 mil provenientes do ICMS Ecológico.

Essa é uma iniciativa pioneira no Estado e vai permitir que os próprios índios coordenem ações direcionadas à proteção e defesa de seu território e dos recursos nele existentes, além de abrir precedente para que outras prefeituras, organizações não-governamentais e comunidades indígenas articulem-se para a defesa do patrimônio cultural e natural existente em Mato Grosso.

A organização não governamental Operação Amazônia Nativa (OPAN), que desenvolve junto aos Enawene Nawe um programa de fiscalização dos limites e do entorno da Terra Indígena Enawene Nawe, será a responsável jurídica pelo programa. A OPAN apóia os Enawene Nawe desde 1974, ano em que foram contatados, e também passou a prestar, a partir de 2000, assistência à saúde desta população, através de convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

A criação do Programa ocorreu em decorrência da intensificação de contatos dos enawene com a população envolvente, nos últimos anos, assim como a pressão das frentes econômicas sobre seu território tradicional.

As práticas econômicas atualmente desenvolvidas no entorno da Terra Indígena invadem e ameaçam seu território, um patrimônio cultural, histórico e natural - uma área de floresta amazônica intacta e rica em fauna e flora. O território Enawene Nawe corresponde a uma das últimas regiões não devastadas do norte do Mato Grosso, e, nos últimos anos, vêm sofrendo a intensificação da pressão de atividades predatórias como o garimpo e a exploração da madeira, além do avanço da agroindústria da soja, do algodão, da cana de açúcar e da pecuária.

O repasse de recursos do ICMS ecológico foi recebido com satisfação pelos índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source