From Indigenous Peoples in Brazil

News

Obra de filtro lento em Minas prevê melhoria na qualidade de vida dos Maxakali

14/07/2010

Fonte: Funasa - http://www.funasa.gov.br




Cerca de 180 indígenas da aldeia Verde, na etnia Maxakali, no município de Ladainha/MG, no vale do Mucuri, há aproximadamente 550 km de Belo Horizonte, serão beneficiados com água tratada. Isso porque está em fase final a construção de um sistema completo de abastecimento de água, conhecido como filtro lento contendo; captação, adução, reservatório, distribuição e cloração.

O projeto, que está em andamento desde o ultimo mês de junho, é resultado de parceria entre a Coordenação Regional da Funasa em Minas Gerais (Core/MG), por meio da Divisão de Engenharia e Saúde Pública (Diesp), e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Minas Gerais e Espírito Santo (Dsei/MG/ES), com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

A iniciativa surgiu após acordo entre representantes das duas instituições, segundo o coordenador de Saneamento do Distrito Sanitário Especial indígena (Dsei) MG/ES, Célio César Ferreira. O objetivo dessa ação foi compactuar parcerias para proporcionar qualidade de vida para a comunidade. "Estamos aproveitando o manancial existente na própria aldeia, resgatando a dignidade dos índios e, como resultado, vamos prevenir doenças correlacionadas de veiculação hídrica", enfatizou.

"A expectativa é que, em no máximo, dois meses, consigamos reduzir a prevalência de diarreia e verminoses dessa comunidade, vindas da falta da água potável, esse é o nosso principal foco", acrescentou o supervisor de Saneamento, responsável por trabalhos na região, Antonio de Matos Neiva.

A cacique da aldeia Noemia Maxakali não esconde a satisfação e a ansiedade em ter água tratada assim que a obra estiver concluída. "Não vejo a hora de usar essa água principalmente por saber que ela está sendo tratada aqui na nossa própria aldeia", declarou a índia.

http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=538
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source