From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fazendeiros produzem pânico

10/10/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O vereador xavante de General Carneiro, Bartolomeu Pronhõpa, afirma que os índios da região vivem discriminados e sofrem forte pressão contrária da opinião pública da cidade, para ter os limites de suas terras reduzidos. "Primavera é uma cidade que está crescendo muito, mas discrimina os índios. Nós somos consumidores lá e dizem que não gostamos de trabalhar. Porém, não temos subsídios do governo, máquinas e não demarcamos limites com cercas como o branco. O branco é inteligente, criou a propriedade e demarcou terra para a gente viver, mas sem poder produzir nela. Então ficamos lá, como exército de proteção para evitar que os recursos naturais se percam, até o dia que eles nos pressionam para sair", avaliou.

O integrante do Cimi, Tarley Nunes, afirma que há um movimento ruralista de colocar comunidades inteiras de pequenas cidades contra os índios, que se repete em vários pontos do Estado. "Eles se utilizam de dados falsos sobre o tamanho das reservas e trazem argumentos que de fato assustam a população. Dizem que os municípios vão sumir, ser engolidos, que perderão todas as suas terras e com isso implantam o pavor. A comunidade cria horror aos índios e o ambiente para o conflito fica armado", afirma. O chefe de gabinete da Prefeitura de Tangará da Serra, Volneni Lorenzzon, contesta as informações. "Isso não é verdade, a cidade sempre teve bom relacionamento com eles. O que houve foi um conflito, quando eles invadiram uma propriedade rural, aí sim teve gente que ficou com medo", disse. (MO)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source