From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai teme um confronto armado

21/10/2003

Fonte: Gazeta de Cuiabá-Cuiabá-MT



O medo de um embate entre as famílias de produtores rurais e índios, com derramamento de sangue, levou a Fundação Nacional do Índio (Funai) a desencadear uma missão na fazenda Suiá Missu.

A ação partiu da coordenação regional da Funai para terras xavantes que fica em Goiânia. Ontem, chegaram na área cinco técnicos da Funai de Goiás, com o apoio de três agentes da Polícia Federal de MT, como explica o técnico indigenista Edson Beiriz, administrador executivo regional da Funai.

A "missão" entrou na área para conversar com as partes, mas já se sabe que os índios voltaram para ficar e trazer os outros e os pequenos agricultores se recusam a sair.

A Funai só teria mais informações para passar à imprensa, sobre o número de armas e outros detalhes que podem dar dimensão ao perigo de confronto, após uma investigação nos 142 mil hectares que compõem a fazenda.

A área, segundo o educador da Funasa, Franklin Machado, está muito degradada, mas é muito propícia à plantação de soja e algodão.

Por fim, diz Machado, há uma ligação entre o pretenso dono da fazenda, Gilberto Rezende, e o vice-presidente da República, José de Alencar, o que reforça o caráter político deste conflito.(KW)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source