From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios Xavante programam retorno a Suía Missu

24/10/2003

Fonte: Site da Funai



A situação na Terra Indígena Maraiwatsede ( fazenda Suía Missu), em São Félix do Araguaia, está, de acordo com informações do Administrador da Funai de Goiânia, Edson Beiriz, momentaneamente tranqüila. Segundo o administrador, os Xavante estão formando um grupo, com mais de 400 índios, para retornar àquela terra indígena: “ Os índios estão reunidos na aldeia Água Boa programando o retorno a terra, que já foi demarcada e homologada”. Para o Administrador, retornar à Maraiwatsede significa um reencontro dos Xavante com sua identidade. O Administrador, que é também o coordenador do Projeto Xavante, juntamente com Funai, elaborou um plano para dar suporte aos índios na empreitada. O plano foi enviado hoje para o presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes.

No início da semana, 50 Xavante foram ameaçados e expulsos de suas por 150 posseiros armados. O delegado da Polícia Federal, Joaquim Mesquita, estuda a possibilidade mandar um número maior de homens para garantir a segurança dos índios ,se o clima ficar tenso.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source