From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF/RO recomenda que ICMBio acompanhe demarcação da terra indígena do Povo Migueleno

27/05/2011

Fonte: MPF - http://noticias.pgr.mpf.gov.br



O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) deverá enviar a Rondônia profissionais para acompanhar o processo de demarcação da terra indígena do Povo Migueleno. A recomendação do Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) expõe que há indícios de que boa parte da área a ser demarcada alcança a Reserva Biológica do Guaporé.

A procuradora da República Nádia Simas explica na recomendação que o processo de demarcação está em andamento, tendo a Fundação Nacional do Índio (Funai) constituído grupo técnico para realizar estudos étnicos, antropológicos e histórico do Povo Migueleno. Os estudos da Funai também envolvem aspectos jurídicos, sociológicos, cartográficos, fundiário e ambiental, e estão sendo realizados em áreas de Guajará-Mirim, Costa Marques e São Francisco do Guaporé.

Segundo o Decreto n 1.775/96, os interessados em áreas a serem demarcadas poderão manifestar-se sobre os procedimentos de demarcação de terras indígenas. O MPF/RO argumenta que é necessária formação técnica suficiente para eventual contraponto aos estudos da Funai e por esta razão recomendou que o ICMBio envie servidores com conhecimentos para acompanhar a demarcação da terra indígena do Povo Migueleno.


http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-ro-recomenda-que-profissionais-do-icmbio-acompanhem-demarcacao-da-terra-indigena-do-povo-migueleno
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source