From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai tenta tirar índios da fazenda

14/04/1977

Fonte: O Estado de São Paulo (São Paulo - SP)



Documentos anexos


A Funai está tendo problemas com os índios Kayapó Metyktire (Txucarramãe). Eles não estão cumprindo um acordo, que firmaram em Brasília e consistia em deixar de ocupar a área de uma fazenda.

Eles saíram, mas reapareceram, o que assustou um bando de funcionários da fazenda.

A Funai aconselhou ao proprietário a colocar um número maior de trabalhadores no campo, pois isso intimidaria os índios (que não atacam quando são minoria). O fazendeiro não aceitou o conselho, pois quer a segurança de que não receberá mais visitas dos índios.

Segundo a notícia os índios Txucarramãe "ainda são muito primitivos e não entendem os motivos da limitação da sua área de reserva".
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source