From Indigenous Peoples in Brazil

News

Balé Folclórico traz peça inspirada na mitologia dessana

10/07/2011

Fonte: A Crítica - http://acritica.uol.com.br



O Balé Folclórico do Amazonas apresenta o espetáculo "O mundo de Yebá", hoje, a partir das 19h, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, Centro), com entrada franca. O evento é promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC).

Muriell Gonçalves, assistente de direção da coreografia, explica melhor do que ela trata: "Yebá era uma grande feiticeira que fez surgir Emeko, um ser invisível que criou o Sol, o homem e os animais. Depois foi criada a terra, mas a criação se dá por completo, quando dois índios, Curu e Rairu, enviados por Tupã estendem uma corda e puxam pessoas por um buraco na terra, dando início a povoação do mundo".

Com esta premissa interessantíssima, o espetáculo se desenvolve por meio de seus bailarinos que interpretam de forma espetacular o mito de criação do mundo da tribo Dessana.

A estreia oficial de "O mundo de Yebá" aconteceu no ano passado no município de Maués (localizado a 260 quilômetros de Manaus), no 2 Festival Amazonas de Dança.

A peça teve uma ótima aceitação por parte do público. Tal sucesso se explica pela riqueza de detalhes no figurino dos personagens e pelo cenário montado pela equipe de produção, com cordas e escadas, o que permite um espetáculo mais teatralizado.

Expressão cultural "O mundo de Yebá" dá continuidade a proposta do Balé Folclórico do Amazonas em divulgar as expressões culturais amazônicas por meio da dança.

Há dez anos a companhia vem realizando diversos eventos semelhantes, resgatando antigas tradições de nosso estado, e as compilando em espetáculos que misturam teatro e dança. Isto visa a dinamização e a valorização das danças folclóricas regionais.


http://acritica.uol.com.br/vida/Bale-Folclorico-inspirada-mitologia-dessana_0_514748770.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source