From Indigenous Peoples in Brazil

News

General do Dnit convence caiapós a liberar BR-163

19/09/2011

Fonte: OESP, Nacional, p. A6



General do Dnit convence caiapós a liberar BR-163
Fechada desde dia 12, estrada é reaberta mas índios cobram do governo uma estrada e melhorias na saúde e na educação

Carlos Mendes
BELÉM

Ao final de uma reunião tensa, de três horas, o general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, novo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), conseguiu dos índios caiapós a liberação da rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163) na região de Novo Progresso. Ela estava bloqueada desde o dia 12.
Aquele trecho está sendo asfaltado, mas os índios cobram promessas feitas pelo governo federal de compensar os impactos ambientais da obra com benefícios nas áreas de saúde, educação e melhorias dos ramais de acesso às suas aldeias. Como nenhuma promessa foi cumprida, os índios paralisaram a obra, apreenderam as máquinas e chegaram a incendiar uma ponte.
Negociação. O general Fraxe chegou à área em um helicóptero da Força Aérea Brasileira, acompanhado do presidente do Ibama, Curt Trennepohl, e do diretor da Funai, Aloysio Guapindaia. O acordo foi feito na sexta-feira e no sábado de manhã os índios liberaram as máquinas.
No início do encontro, o general foi interrompido por um líder caiapó que explicou o motivo do bloqueio e, aos gritos, chamou o governo de mentiroso. "Ficam todos nesta sala até resolver o problema. O Ibama liberou Belo Monte para o branco, então libera a licença para o índio ter estrada", afirmou ele, de arma na mão. Foi-lhe prometido que a estrada seria iniciada em seguida.

OESP, 19/09/2011, Nacional, p. A6

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,general-do-dnit-convence-caiapos-a-liberar-br-163,774274,0.htm
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source