From Indigenous Peoples in Brazil

News

Abandono das Bases de Vigilancia das Terras Indígenas

27/01/2012

Autor: Diretoria da APIZ - Associação do Povo Indigena Zoro Pangyjej

Fonte: APIZ - Associação do Povo Indigena Zoro Pangyjej



Prezados (as) Senhores (as),

A APIZ atraves de sua diretoria e gestores vem manifestar a preocupaçao da comunidade e lideranças indígenas Zoró e das demais lideranças do corredor Tupi Mondé uma vez que a bases de vigilancia e monitoramento territorial estao abandonadas, devido a FUNAI de Brasília nao ter liberado recursos para o plano emergencial priorizando a contnuidande dessas açoes primordiais para garantia da integridade dos territorios e dos povos indigenas.

É de conhecimento de todas que as terras indigenas estao vulneraveis principalmente neste periodo de isolamento, Ocasiao em que é importante a presença do Estado para inibir as investidas e presenças dos madeireiros nas aldeias.

Existem suspeitas de presença de madeireiros nas regioes de entorno e a impunidade estimula os povos que estao resistindo as investidas. Sabemos tambem que a terra dos Uru Eu Wau Wau passa pela mesma situaçao de vulnerabilidade e abandono pelo Estado Brasileiro.

Intrigante é que os Zoró revindicaram a instalaçao de uma CTL de vigilancia para a regiao de Pacarana munícípio de Espigao D"Oeste/RO regiao de grande fluxo e concentraçao de serrarias abarrotadas de madeiras de procedencia duvidosa sem nuhum tipo de fiscalizaçao dos orgaos de controle.

A instalaçao dessa CTL é justa para com o povo Zoró em virtude de que quase todas as terras indigenas, principalmente as dos Cinta Larga e Suruí tem mais de uma CTL e a terra Zoró mesmo quando era posto indígena sempre contou somente com 01 Posto o que se repete com a CTL, ficando apenas a CTL de promoçao e a regiao mais vulneravel da Terra Indígena nunca foi assistida devidamente pelo Estado

Coincidentemente trata-se de uma regiao onde há maior numero de serrarias no entorno das aldeias e fluxo de caminhoes, etc

Mediante o exposto pedimos apoio a todas no sentido de cobrar da FUNAI em Brasilia o motivo da nao instalaçao e ou criaçao da CTL de vigilancia para atender a terra Zoró e ainda a razao que os setores da CEMAT estao disprovidos de recursos para manter as açoes de vigilancia desde o primeiro dia do mes de janeiro de 2012.

Solicitar medidas imediatas para retornar o mais urgente possivel o funcionamento das bases com veiculo, servidores da FUNAI , agentes ambientais indigenas combustivel e as demais logisticas necessarias.

Ficaremos no aguardo de soluçoes e informaçoes para informarmos as comunidades .


Atenciosamente

A Diretoria da APIZ
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source