From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comunidade Tupiniquim de Chapada do A no Espírito Santo Celebra Auto-Reconhecimento (Rede Alerta)

28/03/2011

Fonte: Anaí - http://anai.org.br/



Comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á no Espírito Santo celebra auto-reconhecimento


No último dia 26 de março, a comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á organizou um dia de atividades na comunidade para marcar sua decisão de se auto-reconhecer indígena.

Entre os vários apoiadores presentes, estava uma delegação de indígenas Tupinikim de várias aldeias do município de Aracruz. Ao longo da manhã, intercambiaram com os Tupinikim de Chapada-do-Á suas experiências de luta pela terra contra a Aracruz Celulose e juntos realizaram uma mística sobre a importância da terra para o povo indígena.

A tarde, houve uma mesa-redonda na Câmara Municipal para divulgar o auto-reconhecimento e discutir a luta indígena pela terra no Espírito Santo numa perspectiva histórica. Mostrou como a história do município de Anchieta e do estado em geral é desconhecida, principalmente, no que tange as violações praticadas contra os povos indígenas, que continuam até os dias de hoje.

Com o auto-reconhecimento da comunidade de Chapada-do-Á, amplia-se a luta contra a instalação de uma mega-siderurgia da Vale em Anchieta através do empreendimento CSU, que pretende isolar e expulsar a comunidade indígena da Chapada-do-Á.

A Vale conseguiu licença prévia do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA) no início deste mês, apesar de diversas ilegalidades e irregularidades. Uma é o fato de que o IEMA desconsiderou a identidade indígena da comunidade de Chapada-do-Á, e não quis ouvir a FUNAI no processo de licenciamento ambiental.

Na semana passada, a FUNAI, com a visita de dois técnicos, deu inicio ao procedimento que tem como objetivo identificar e demarcar o território da comunidade Tupinikim de Chapada-do-Á. Foi realizado um primeiro levantamento da comunidade e do seu território necessária à sua sobrevivência físico-cultural.

Solicitamos a tod@s divulgar esta mensagem e apoiar a comunidade da Chapada-do-Á na luta contra a instalação da CSU e pela demarcação das suas terras!



http://anai.org.br/noticias140.asp
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source