From Indigenous Peoples in Brazil

News

CAR promove encontro de povos indígenas do Litoral Sul

28/03/2012

Fonte: Tribuna da Bahia - http://www.tribunadabahia.com.br/



Cerca de 50 índios das etnias Pataxó e Tupinambá participaram do 'Encontro de Povos Indígenas' realizado no município de Itabuna, nesta quarta-feira (28), promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Secretaria da Justiça Cidadania e Direitos Humanos.

O evento reuniu lideranças de 40 comunidades dos municípios de Itaju da Colônia, Pau Brasil, Camacã, Buerarema, Una, Ilhéus e Camamu, com o objetivo de garantir uma ampla participação de representantes indígenas do Território de Identidade Litoral Sul para discutir demandas para as localidades.

De acordo com o assessor executivo da diretoria da CAR, Lanns Almeida, a proposta é identificar a situação social e econômica dessas comunidades. "Estamos plantando uma semente da mudança e, a partir das demandas que eles apresentarem, vamos intensificar o apoio aos índios, por meio dos programas Produzir e Vida Melhor.

Para o coordenador de políticas para os povos indígenas da SJCDH e liderança Pataxó, Jerry Matalawê, esse é um movimento importante. "Estamos reunidos para apresentar e qualificar demandas, além de preparar um plano tático operacional (PTO) para 2012, especificamente, para cada comunidade", disse.

O cacique Babau, da aldeia Tupinambá da Serra do Padeiro, localizado no município de Buerarema, ressaltou a importância do apoio que a CAR vem dando aos povos indígenas. "Este é um grande salto para levar melhorias para nossas aldeias. Temos a oportunidade de discutir, junto com representantes do governo, ações para o desenvolvimento das comunidades, potencializando as questões de maior viabilidade".

Entre as demandas apresentadas pelos índios tupinambás estão a recuperação das plantações de cacau, implantação de horta, criatório de galinha e sistema de abastecimento de água. Já os pataxós solicitaram núcleos produtivos com barracas para feirantes, melhoria das estradas, reflorestamento das áreas degradadas, revitalização das nascentes dos rios, recuperação de barcaças e secadores de cacau e investimento para recuperação da lavoura cacaueira. As propostas serão analisadas por técnicos da CAR.

O evento foi realizado também nos municípios de Itamaraju e Ibotirama, no último dia 26, e, no próximo dia 2, o Encontro de Povos Indígenas acontece em Paulo Afonso.


Políticas públicas para os indígenas

A CAR vem investindo em ações para o atendimento aos índios. Somente no âmbito do Produzir foram investidos R$2,7 milhões na implantação de 21 subprojetos em comunidades indígenas, sendo beneficiadas 3.097 famílias.

Os investimentos foram feitos em 16 municípios, que concentram 39,10% da população indígena do estado da Bahia: Banzaê, Belmonte, Buerarema, Euclides da Cunha, Glória, Ibotirama, Ilhéus, Itamaraju, Muquém do São Francisco, Pau Brasil, Porto Seguro, Prado, Rodelas, Santa Cruz Cabrália, Serra do Ramalho e Una. Eles atenderam demandas oriundas das etnias Atikum, Kaimbé, Kiriri, Pataxó, Tuxá, Xucuru-Kariri, Pataxó Hã, Hã, Hãe, Kantaruré, Pankaru e Tupinambá.

Esses investimentos foram viabilizados através de convênios celebrados entre a CAR/Sedir e as associações comunitárias dos povos indígenas, que irão gerenciar os recursos e executar as ações previstas.



http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=110331
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source