From Indigenous Peoples in Brazil

News

Yawanawás trabalham em projeto de criação de jacarés

03/03/2004

Fonte: Gazeta do Acre-Rio Branco-AC



Os índios Yawanawás, das terras do Rio Gregório, em Tarauacá, serão os primeiros indígenas a manter uma criação de jacarés, entre outros animais silvestres, como queixada, capivaras e jabutis. Na manhã de ontem representantes da etnia se reuniram com técnicos do Ibama, Imac e Seater para discutirem a elaboração e implantação do projeto.

Segundo Silvana Lessa, técnica do Ibama que passou duas semanas na aldeia dos Yawanawás, esta foi a primeira vez que o órgão entrou em terras desta etnia. "Nós daremos suporte ao projeto - que será uma criação com monitoramento natural, junto com o Imac e Seater, e faremos vistorias. A iniciativa de criar animais silvestres foi uma idéia que partiu deles, diante do declínio de determinadas espécies nas terras indígenas", comentou.

O projeto tem o objetivo de preservar as espécies da fauna acreana e manter a alimentação dos índios. "Criação de capivaras e queixadas, por exemplo, não é mais novidade na região, mas jacarés é a primeira vez que serão criados em criadouros", destaca a técnica.

Segundo Silvana, a importância da criação está na garantia da alimentação e conservação da fauna. Em algumas terras indígenas, determinadas espécies estão com uma população muito reduzida, em função da caça para alimentação indígena e da ação predatória do branco.

"É o caso do jacaré para os Kampas, que têm uma população elevada de jacarés, pois a carne não faz parte da cultura deles, ao contrário dos Yawanawás, que se alimentam do animal", explica a técnica. (T.C.)
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source