From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índio é registrado como Empreendedor Individual no Amapá

30/05/2012

Autor: Mônica Costa

Fonte: Agência Sebrae de Notícias - http://www.agenciasebrae.com.br/



Xiuhka Apalay diz que com a formalização conquistou direitos e oportunidades e que o esforço é compensado por renda familiar maior


Macapá - O índio Xiuhka Apalay Waianã trocou a aldeia, localizada nas Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, pela capital do estado, onde trabalha por conta própria e educa os filhos. Ele é amabulante, e é vendendo churrasquinho que ele mantém a família.

Waianã era professor na rede pública de ensino e ficou desempregado depois que seu contrato foi suspenso. Quando conheceu a figura jurídica do Empreendedor Individual, viu nela uma oportunidade. Segundo ele, tornar-se um EI mudou a rotina de trabalho e a renda familiar. "Com o meu próprio negócio formalizado, posso continuar trabalhando, educando meus filhos que ainda estudam em Macapá e manter a renda da minha família", diz Xiuhka Apalay Waianã.

O índio Apalay também revelou como conquista a clientela no novo empreendimento. "Ofereço bons produtos e trabalho os alimentos da forma correta. Como em qualquer outro negócio, também dou um bom atendimento aos meus clientes", pondera.

A figura do Empreendedor Individual (EI) é uma inovação no sistema tributário que possibilita a formalização de quem trabalha por conta própria. Quem adere ao regime deve ter renda bruta anual de até R$ 60 mil e pode ter apenas um empregado. "A iniciativa é fundamental, pois visa a inclusão social. Além de se formalizar, o cidadão garante uma nova identidade", destaca o gestor do Projeto Orientação ao Empreendedor Individual, Iraney Lopes.

O EI auxilia o trabalhador ao possibilitar acesso ao crédito e benefícios previdenciários, como auxílio doença, aposentadoria e licença maternidade. Os formalizados contam ainda com orientação do Sebrae e podem obter o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), que abre oportunidades de fornecer nota fiscal e melhorar os negócios.


Tumucumaque

O Parque Nacional Montanhas de Tumucumaque, criado em 2002, está localizado na fonteira com a Guiana Francesa e a República do Suriname. Sua área abrange o noroeste do Amapá e pequena parte do Pará. É considerado o maior parque de floresta tropical do mundo, com 3.870 mil hectares, e integra um complexo de 11 milhões de hectares de área conservada, composta de terras indígenas (Parque Indígena Tumucumaque, Terra Indígena Waiapi e Terra Indígena Rio Paru D'Oeste) e quatro unidades de preservação (Floresta Nacional do Amapá, Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru, Estação Ecológica do Jarí e Reserva Extrativista do Rio Cajari).

Serviço:
Sebrae no Amapá:
Unidade de Marketing e Comunicação: (96) 3312-2832
Call Center: 0800 570 0800
Agência de Notícias: www.ap.agenciasebrae.com.br
Portal Sebrae: www.ap.sebrae.com.br
Twitter: @sebraeap
Facebook: /sebraeap



http://www.agenciasebrae.com.br/noticia/13565278/empreendedor-individual/indio-e-registrado-como-empreendedor-individual-no-amapa/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source