From Indigenous Peoples in Brazil

News

Porto Alegre tem conflito entre índios e policiais

31/08/2013

Fonte: OESP, Metrópole, p. A29



Porto Alegre tem conflito entre índios e policiais

ELDER OGLIARI / PORTO ALEGRE - O Estado de S.Paulo

Soldados da Brigada Militar e índios que faziam uma manifestação pela demarcação de terras entraram em conflito diante do Palácio Piratini, sede do governo do Rio Grande do Sul, no centro de Porto Alegre, ontem. O confronto foi rápido e tem versões contraditórias.
Os policiais alegaram que os índios tentaram romper um cordão de isolamento do palácio e atiraram objetos contra o prédio. Os índios negam e sustentam que foram atacados com bombas de efeito moral durante a manifestação. Um deles se sentiu mal e foi levado para um hospital.
Caingangues e guaranis do noroeste do Estado querem a demarcação, para suas tribos, de áreas ocupadas por frentes de colonização durante o século passado. Agricultores alegam que suas famílias adquiriram as terras em boa-fé. O governo do Estado participa das negociações com as duas partes e o governo federal.

OESP, 31/08/2013, Metrópole, p. A29

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,porto-alegre-tem-conflito-entre-indios-e-policiais-,1069691,0.htm
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source