From Indigenous Peoples in Brazil

News

Collor quer solução pacífica para conflitos agrários em Palmeira

02/09/2013

Fonte: Jornal Extra de Alagoas - http://www.extralagoas.com.br



Comunidades indígenas e produtores rurais vivem clima tenso com processo de demarcação


Uma saída negociada e pacífica. É o que defende o senador Fernando Collor (PTB-AL) para o impasse que se estabeleceu no município de Palmeira dos Índios, envolvendo comunidades indígenas e produtores rurais (proprietários de terras incluídas no processo de demarcação a favor dos índios) e respectivas famílias. A situação envolve, ao todo, cerca de 20 mil pessoas, segundo cálculos do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Segundo o presidente do sindicato, José Maria Melo da Costa, 90% dessas propriedades em questão têm extensão abaixo de 30 hectares, pertencentes a pequenos agricultores que produzem e abastecem a região com hortifruti e outras lavouras de subsistência, e são terras que estão, há anos, nas mãos desses proprietários, passando de pais para filhos.

No mês de maio o senador Collor participou de uma audiência pública promovida pelos produtores rurais, em Palmeira, e na semana passada intermediou uma audiência entre eles e a presidenta da Fundação Nacional do Índio (Funai), Maria Augusta Assirati, em seu gabinete, em Brasília, para tratar desse assunto. Nesse encontro, Maria Augusta se comprometeu, a pedido dos produtores, em retirar da região os técnicos que estavam realizando o levantamento dos benefícios nas propriedades envolvidas, para fins de indenização. Essa decisão estratégica foi apontada como caminho para favorecer o diálogo e minimizar o clima de tensão entre as partes.


Mesa redonda

Collor diz que acredita na possibilidade de negociação e entendimento entre as partes, e aposta nos resultados positivos de uma mesa redonda que esta programada (ainda sem data marcada), com as presenças do ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, e da presidenta da Funai. O ministro, que foi alertado pelo senador sobre a situação de conflito em Palmeira dos Índios, já confirmou que irá à cidade, participar desse encontro, que também terá a presença da presidenta da Funai.

"Os direitos dos proprietários devem ser respeitados, assim como os das comunidades indígenas. E uma situação dessa natureza não vai se resolver sem que o diálogo se estabeleça. O clima não vai amenizar na base da imposição. É preciso buscar solução, mas, antes de tudo, é preciso apaziguar.

Como senador por Alagoas, tenho buscado os caminhos do entendimento e acredito que, com a intermediação do ministro Eduardo Cardozo, vamos conseguir resolver essa situação da melhor maneira para ambas as partes", destaca Fernando Collor.Segundo ele, o encontro em Palmeira dos Índios, com a presença do ministro e da presidenta da Funai, deve reunir todos os interessados na questão da demarcação: produtores, comunidades indígenas, sindicatos rurais e até a Diocese de Palmeira.



http://www.extralagoas.com.br/noticia/10899/esta-semana-nas-bancas/2013/09/02/collor-quer-soluco-pacifica-para-conflitos-agrarios-em-palmeira.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source