From Indigenous Peoples in Brazil

News

Polícia de Uruará prende acusado de ser o autor da morte de indígena

08/08/2013

Fonte: Agência Pará - http://www.agenciapara.com.br



A Polícia Civil cumpriu mandado judicial de prisão preventiva, quarta-feira (7), em Uruará, no sudoeste do Pará, contra Osvaldo de Abreu Gonçalves, 52 anos, o "Botelho", acusado de assassinar o índio Tembé Alberto Gusmão. O crime ocorreu em 2010, na Aldeia Merequita-Turé, localizada na zona rural do município de Tomé-Açu, nordeste do Estado. A ordem de prisão foi expedida pela juíza da Comarca de Tomé-Açu, Marinez Catarina Von-Lorhmann Cruz Arraes, em 5 de maio de 2012.

Osvaldo Gonçalves estava na zona rural de Uruará, a 75 quilômetros da sede do município. Para chegar ao local, os policiais tiveram de andar por três quilômetros a pé. Após ser preso, ele foi levado para a delegacia, onde, em depoimento ao delegado Godofredo Borges, admitiu ter matado o índio Tembé com uma facada. O acusado disse ainda que teria cometido o crime para se defender de uma suposta agressão.

Alberto Tembé, contou, não teria aceitado sua presença na aldeia indígena. Após cometer o crime, Osvaldo fugiu para Uruará, onde estava foragido desde a época. Godofredo Borges já comunicou a prisão do acusado à Comarca de Tomé-Açu. Osvaldo já está recolhido na carceragem da Delegacia de Uruará à disposição da justiça.



http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=132107
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source