From Indigenous Peoples in Brazil

News

Assembleia Legislativa suspende sessão para ouvir indígenas de AL

04/02/2014

Autor: Michelle Farias

Fonte: G1 - http://g1.globo.com



Votação dos projetos militares terá que esperar um pouco mais. Tribo Xukuru-Kariri reivindicam reforma de escola em Palmeira dos Índios.


A sessão da Assembleila Legislativa de Alagoas desta terça-feira (4) tão aguardada pelos militares, já que dois projetos da categoria estão previstos para serem votados, foi suspensa após a chegada de índios da aldeia Xukuru-Kariri, localizada no município de Palmeira dos Índios.

Os indígenas estão na capital alagoana desde ontem para discutir a situação da obra da Escola Estadual Indígena Miguel Celestino da Silva que, segundo eles, começou a ser reformada há um ano, mas a obra nunca foi concluída. Eles estão acampados na sede da Secretaria da Educação desde segunda-feira (4) aguardando a presença da FUNAI e de outros órgãos como Ministério Público Federal para discutir melhorias na educação das crianças.

A sessão da ALE foi suspensa e os deputados receberam uma comissão, além do pajé Celso Celestino, para ouvir as reivindicações dos índios da tribo Xukuru-Kariri.

Apesar de suspensão, a sessão está bastante movimentada. Além dos projetos de realinhamento salarial e do "bico legal" dos militares, está prevista também a votação da PEC dos delegados, que reconhece o poder da polícia como carreira judiciária. Cerca de 60 delegados acompanham a sessão na parte de cima do plenário, onde ficam os visitantes.

Segundo o delegado Antônio Carlos Lessa, a PEC é uma forma de reconhecimento dos delegados. "13 estados já reconhecem e a nossa expectativa é que hoje tenhamos esse reconhecimento em Alagoas", afirma.


Projetos dos militares

A votação dos projetos dos militares já foi adiada diversas vezes desde o início do ano. Primeiro porque o texto sobre realinhamento demorou a ser enviado pelo Executivo e depois porque precisava de ajustes.

Sobre os pontos modificados no projeto de realinhamento, segundo o sargento Teobaldo, houve três alterações. Uma delas é o artigo primeiro, que dizia que o próximo governo poderia dar ou não aumento salarial.

A segunda modificação é sobre a inflação que seria aplicada em 2015, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA ), que foi retirado totalmente do projeto. E o terceiro é uma mudança na Tabela 4, sobre o último aumento, que estava em maio de 2015, mas os militares quiseram em abril de 2015, como foi acordado.



http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2014/02/assembleia-legislativa-suspende-sessao-para-atender-indigenas-de-al.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source