From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai fará expedição para tentar localizar botocudos

01/02/1974

Fonte: Jornal do Brasil



Documentos anexos


O antropólogo Fiorello Parise, que viajou para substituir o sertanista Antônio Campinas junto aos kreen-akarores da frente de atração do rio Peixoto de Azevedo, em Mato Grosso, descobriu na região da Rodovia Perimetral Norte - Território do Amapá - vestígios de índios de uma tribo desconhecida, possivelmente Botocudos. Uma expedição tentará localizá-los.

Os kreen akarore chegam a caminhar 80km por dia para se juntar aos militares na estrada Cuiabá-Santarém, seduzidos pelas máquinas. Estão abandonando suas roças por conta disso, o que é muito preocupante.

A notícia também traz informações sobre as tentativas de contato com os avá-canoeiro com a ajuda de índios xavante; sobre o Curso de Treinamento para elaboração de uma literatura indígena, do professor Albert Graham; e sobre a redução das terras dos índios cinta-larga.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source